Porque nem sempre é fácil fazer uma auto-análise, o site Psicology Today, baseando-se em estudos científicos, compilou 6 sinais de uma relação saudável para assim poder avaliar o seu relacionamento
1. Os casais felizes ‘absorvem’ os hábitos, interesses e maneirismos do companheiro
De certeza que já reparou que amigos seus, quando estão numa relação, rapidamente aparecem com hábitos novos, novos maneirismo e maneiras de falar e até têm novos interesses. Estas mudanças, segundo um estudo de Aron & Fraley, 1999, revelam um sinal de interdependência cognitiva, o que demonstra que os casais mantêm comportamento de proximidade, amor e manutenção do relacionamento.
2. Os casais felizes apoiam as oportunidades de crescimento de cada um
Estudos mostram que as pessoas são mais felizes quando estão num relacionamento em que o companheiro os incentiva a crescer. Quando têm objectivos, como por exemplo correr uma maratona ou outros quaisquer, e são incentivadas a levá-los a cabo, aumenta a auto-estima e, consequentemente, a relação acaba por beneficiar com isso. Comentários como “Tenho a certeza que és óptimo no que fazes” em vez de simples observações têm mais efeito – e são mais evidentes em relacionamento longos.
3. Os casais felizes partilham o que sentem
Enganam-se aqueles que acham, que basta simplesmente falar com o companheiro. É necessário partilhar ideias e pensamentos. É fácil para a maioria das pessoas revelarem pormenores sobre a sua vida, mas partilhar pensamentos mais pessoais, reacções e sentimentos é o indicado para ter uma ligação mais forte e mais romântica com o outro. Vários investigadores defendem isto, como sendo essencial para ter uma relação saudável.
4. Os casais felizes tocam-se de maneira não-sexual
O toque pode ser feito de diferentes maneiras, mas o afecto fora da relação sexual é muito vezes ignorado e é muito importante. Segundo o estudo de Gulledge, Gulledge, & Stahmann, 2003, ter atitudes como dar abraços, beijos na bochecha, na boca ou, até mesmo, fazer uma massagem ao seu companheiro, ajudam a ter uma relação saudável. Esta investigação comprovou ainda que as pessoas, que dão mas também gostam de receber este género de afecto, resolvem mais rapidamente os conflitos.
5. Pessoas num relacionamento saudável prestam menos atenção a outras pessoas atraentes
Maner, Gailliot, & Miller comprovaram que as pessoas, que estão felizes e numa relação saudável desenvolvem uma espécie de ‘auto-bloqueio’ em relação a outras pessoas atraentes. Parece que o amor é um sistema de defesa automático, que faz com que as pessoas só prestem atenção àqueles de quem gostam.
6. Os casais felizes vêm o lado positivo de estarem comprometidas
Um estudo de Weigel, Davis, & Woodard, 2014 demonstra que a maneira como as pessoas encaram o compromisso de uma relação influencia a sua felicidade. Aqueles que vêm a sua relação como um compromisso feliz e no qual querem estar e não algo que lhes é imposto ou obrigatório, são os casais mais felizes. Para ter um relacionamento duradouro e feliz, promova o lado positivo de estar comprometido.