Durante a primeira semana de encenação – no total, foram seis encenações –, outras 40 pessoas abandonaram a sala a meio da peça, lê-se no Guardian. As cinco pessoas que desmaiaram receberam assistência médica.
‘Cleansed’, foi escrita por Sarah Kane e conta a história de uma universidade que se transforma numa instituição totalitária e sádica.
A peça inclui várias cenas de violência, tortura e violação. Logo nos primeiros 20 minutos, é retirada a língua a uma personagem e, ao longo da peça, há pessoas a serem eletrocutadas e forçadas a comer.
A peça foi encenada pela primeira vez no Royal Court Theatre em 1998, cerca de um ano antes de a dramaturga britânica se suicidar, com apenas 28 anos.
Katie Mitchell, a atual encenadora, confessou que ‘Cleansed’ afetou os atores que a protagonizam, sendo que alguns chegaram mesmo a ter pesadelos. A encenadora afirma, porém, que parte do choque dos espetadores relativamente à violência na peça passa pelo facto de esta ter sido escrita por uma jovem mulher. “Nós temos receio desta voz feminina sombria que insiste para que se olhe para a pornografia e para a violência. Simplesmente não nos sentimos confortáveis quando nos pedem para fazer isto, especialmente se for uma mulher”, argumenta Katie durante uma entrevista à estação de rádio Radio4.
Ainda assim, as críticas à peça não têm sido favoráveis. Vários espetadores utilizaram as redes sociais para expressar o seu choque e descontentamento.