5 dicas para enfrentar a noite dos Óscares

Reunir os amigos, ir às compras e tirar folga no dia seguinte, são algumas das coisas de que deve tratar.

1.ª DICA

Reunir os amigos

Pode optar por passar a noite por sua conta, mas a piada não é a mesma, até porque se apostar contra si, perde sempre. Defina bem o grupo que deseja. Não é que os amigos se escolham, mas seria ideal um louco por cinema, daqueles haters que só veem cinema europeu ou filmes feitos até 1971. Alguém que não se importe de fazer os cocktails durante a entrega do Melhor Ator e que só está ali para os copos. Outra pessoa para ir lavando os copos. Um especialista em tostas mistas com orégãos e alguém com conta Twitter para ir lendo os comentários de Kanye West. Feito.

2.ª DICA

Ir às compras

Pipocas, claro, que isto não é o Colombo. Batatas fritas de pacote, para fritar, artesanais e camponesas. Pão alentejano para as tostas, uma tábua de queijos decente e o obrigatório presunto. Os Óscares fazem-se melhor em modo banquete, impedem a sonolência. Por isso, carregue bem no álcool. Os xaropes todos que são a base das margueritas e dos cuba libres. Fruta para intercalar e limpar o palato. Whisky, obviamente. Vinho para as entradas. E a obrigatória tequilla. Um shot por cada vez que DiCaprio surgir na imagem.

 

3.ª DICA

Arrumar a casa

Se é o anfitrião, esta dica é para si. Limpe tudo, sobretudo o televisor. Disponha a sala de forma a que todos os convidados tenham uma visão parecida e equilibrada. As mesas de apoio são sempre essenciais nestes eventos com petiscos e copos soltos. Não esquecer nunca os individuais e as bases para copos, dá logo um ar cool. Tenha o balde da esfregona por perto, há sempre alguém que entorna qualquer coisa. Guarde os discos e molduras das ex-namoradas. Garanta que os seus vizinhos vão ver os Óscares ou chame-os para a sua festa. A polícia, por norma, não gosta de cinema.

 

4.ª DICA

Criar dinâmicas de grupo ao interval

Eis a dica mais essencial deste guia. Há vários jogos com ritmo que evitam a publicidade cansativa dos intervalos. Uma mímica básica – não escolha Honduras como palavra – ou o tão aclamado jogo do maço. Aquele em que as arestas do maço revertem em dois ou quatro golos da bebida em questão para o seu companheiro do lado. Ou seja, atira-se o maço ao ar e espera-se que ele caia de pé ou de lado; se cair de outra forma, é sinal que perdeu. Jogos para beber são sempre os melhores nestas noites.

 

5.ª DICA

Tirar folga para o dia seguinte

Toda a gente sabe que a segunda depois dos Óscares é feriado internacional. Para os teimosos que insistem em ir trabalhar, boa sorte, mas sabe que ver a cerimónia em diferido não é a mesma coisa, certo? Ah, pior, vai fazer direta e seguir para o local de trabalho? Muito bem, então tenha noção que toda a gente vai perceber o motivo e esse ato de coragem pode dar lugar a despedimento se, como é normal, adormecer. É só um dia de férias, não seja forreta.