O girassol está concebido para que o seu movimento acompanhe a luz, de maneira a captar a maior quantidade possível de energia solar. Foi exatamente esta ação natural da planta que serviu de inspiração à empresa austríaca Smartflower, que apresenta hoje em Lisboa, o mais recente sistema de aproveitamento de energia solar.
O sistema permite produzir até 6200 kilowatt/hora de eletricidade, o suficiente para alimentar uma vivenda. Além da capacidade de produzir uma grande quantidade de energia, outra das novidades está na sistema “plug & play”, o único no mundo que pode ser colocado a funcionar no espaço de uma hora. Para complementar a parte tecnológica, junta-se um design que posiciona o “girassol” permanentemente num ângulo de 90º graus em relação ao Sol.
"A nossa meta consiste em tornar possível que cada vez mais pessoas possam gerar a energia limpa para o autoabastecimento do seu lar", comenta Alexander Swatek, CEO e fundador da companhia Smartflower.
A equipa responsável pelo desenvolvimento desta tecnologia e pelo seu lançamento em Portugal vai marcar presença no Green Business Week – Semana Nacional para Crescimento Verde, que decorre até dia 3 de março no Centro de Congressos de Lisboa.