Antonio Caño, diretor do jornal diário espanhol El País, informou que o diário passará a ser “um jornal essencialmente digital”.
O anúncio foi feito através de uma “carta aberta” divulgada hoje.
“[Chegou] o momento da transformação do El País num jornal essencialmente digital, numa grande plataforma geradora de conteúdos. Assumimos o compromisso de continuar a publicar uma edição impressa do El País da maior qualidade durante todo o tempo que for possível. Mas avançamos, ao mesmo tempo, na construção de um grande meio digital de cobertura global que possa responder às exigências dos novos e futuros leitores”, escreveu o diretor do jornal no texto publicado.
“No El País decidimos não apenas não ter medo da mudança mas adiantarmos, na medida do possível, para estar na vanguarda desta mudança”, pode ler-se no texto de Antonio Caño.
A Prisa, editora do El País, divulgou na passada semana os lucros do jornal relativos ao ano de 2015, que representam uma grande melhoria em relação ao resultado negativo de 2014.
Ainda assim, o jornal prefere apostar na plataforma digital, uma vez que um dos fatores que levaram ao crescimento foi a publicidade digital.
No texto, Caño confirma que o El País é o jornal impresso mais vendido na vizinha Espanha mas as edições digitais conseguiram “crescimentos espetaculares” no último ano e meio.
Apesar do crescimento, o diretor do El Pais avança que a sobrevivência não é garantida. “Não significa que a batalha esteja ganha e a nossa sobrevivência garantida”, escreveu.
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