Advogado de Sharapova acredita na inocência, Serena elogia coragem

A Federação Russa de Atletismo, provisoriamente sancionada de toda a competição por doping e que pode falhar a presença nos próximos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, disse que advertiu em “várias ocasiões” os seus desportistas, treinadores e equipas técnicas que o meldonium entraria na lista de susbtâncias proibidas pela Agência Mundial de Antidopagem (AMA)…

“Se Sharapova não lê as cartas da Federação Internacional de Ténis, os membros da sua equipa deviam fazê-lo. Estamos a falar de coisas demasiado importantes”, disse à BBC Jeff Tarango, antigo treinador de Maria Sharapova.

Já o advogado da tenista russa mostrou-se confiante de que vai conseguir atenuar o castigo da atleta, que deu positivo por meldonium num controlo realizado durante o Open da Austrália. “Não há qualquer evidência de que isto foi intencional por parte da Maria, o que imediatamente reduz o castigo para um máximo de dois anos. Acredito que há fatores atenuantes substanciais para pedir uma redução para uma pena inferior a dois anos”, defendeu John J. Haggerty ao Daily Telegraph. Uma das estratégias do advogado da russa passa agora por pedir um Certificado de Uso Terapêutico (TUE), que lhe permita usar a substância legalmente. “O historial médico da Maria, que será apresentado à Federação Internacional de Ténis (ITF), comprovará que o tratamento era necessário e recomendado pelo médico. E a dose que a Maria tomava era substancialmente inferior à dosagem atribuída aos efeitos de melhoramento desportivo do mildronate”, disse Haggerty.

Ontem foi o dia de Serena Williams, número um do ténis mundial, elogiar a honestidade e coragem de Sharapova, por tornar público o seu controlo antidoping positivo.

“A maioria das pessoas ficaram surpresas e em choque mas, ao mesmo tempo, contentes porque ela foi franca, muito honesta e demonstrou muita coragem ao admitir o que fez”, defendeu a norte-americana.