As peneiras de Ronaldo em tempos de fome

Em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão. O anexim, como todos, parece exato e oportuno. Daí Cristiano Ronaldo, o nosso jogador de estimação, um dos melhores do mundo que se acha o melhor, ter dito uns disparates que põem em causa o bom funcionamento da equipa, como equipa, que só…

Vem isto a propósito daquela frase infeliz de Ronaldo (‘Se todos tivessem o meu nível…’), que só pode atirá-los ainda mais para baixo. Mas devemos ter em conta que a frase surgiu quando o Barcelona está já a milhas à frente da Liga espanhola, e quando o Real Madrid perdeu um dérby fundamental com o Atlético, no próprio estádio do Real (o Bernabéu), por 0-1. E então vejo esta estatística no Expresso online: Ronaldo só marcou um golo a uma equipa nos primeiros 6 lugares da Liga espanhola, e tem 0,85 golos por jogo este ano (a pior média desde que está no R. M.),. Adianta ainda: ele, Ronaldo, só não se lesiona, ao contrário de outros galácticos que perdem imensos jogos: Benzena, Sérgio Ramos, Pepe, Carvajale, Bale, James ou Danilo.

Qual será a explicação de tamanhos desmandos? Os ziguezagues de Florentino Pérez, presidente do Real Madrid há bem mais do que uma década, com sucessivos treinadores, uns melhores do que os outros? Ronaldices a esmo?

Claro que a incapacidade de Ronaldo para marcar golos é má. E a sua boca pior.