Um dos maiores calendários de sempre para o Portugal Fashion

Depois do tradicional périplo pelas passerelles internacionais, nomeadamente por Paris, Londres e Milão, arranca esta noite, em Lisboa, a 38ª edição do Portugal Fashion. 

No total, até sábado, serão 37 os desfiles, divididos por passerelles entre Lisboa e o Porto, que apresentarão as propostas para o próximo outono/ inverno. Segundo a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) este é “um dos maiores calendários de sempre”, reforçando a ideia de crescimento que o evento tem demonstrado nos últimos anos.

O arranque, como já vem sendo hábito, ocorre na capital, com os desfiles da dupla Storytailors, de Susana Bettencourt, Estelita Mendonça, Alves/Gonçalves e ainda dos Hibu, da plataforma jovem Bloom. Ainda antes destes, porém, acontece a primeira surpresa desta edição, com a responsabilidade do desfile inaugural, no Convento do Beato, a ser entregue aos finalistas do curso técnico de Design de Moda da Casa Pia, com o projeto Arte Moda by Casa Pia.

Amanhã, 5ª feira, o Portugal Fashion ruma até ‘casa’, ou sejam, ao norte, dividindo-se entre a Alfândega do Porto e outros espaços como o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, em Matosinhos, e o Museu do Carro Elétrico, no Porto. Pelas várias passerelles passarão nomes da moda nacional como Fátima Lopes, Luís Buchinho, Júlio Torcato, Pedro Pedro, Anabela Baldaque, Carlos Gil, Diogo Miranda, Luís Onofre, Miguel Vieira e Nuno Baltazar.

Em destaque estão, entre outros aspetos, o regresso de Alexandra Moura e da marca Ana Sousa a esta plataforma. De sublinhar ainda a participação dos designers moçambicanos, Omar Adelino e Shaazia Adam, e da marca Ideias a Metro, resultado da parceria entre o Portugal Fashion e a Mozambique Fashion Week.