Na monitorização que se faz em Portugal sobre a procura imobiliária por parte de estrangeiros, destaca-se uma enorme subida do interesse demonstrado por suíços, mercado que, em certas localizações, integra já o grupo dos cinco maiores mercados interessados na nossa oferta, grupo que incluiu ainda a França, o Brasil, o Reino Unido e os Estados Unidos da América, onde o próprio sector imobiliário também está em recuperação.
Nem só de vistos gold vive o mercado imobiliário português, que está a voltar a marcar pontos em mercados tradicionalmente muito focados em Portugal, como é o caso do mercado do Reino Unido, e a consolidar outros mercados estrangeiros, nomeadamente europeus, de que o mercado francês é o exemplo mais feliz e de maior sucesso também em parte por uma aposta séria da nossa promoção.
O Salão do Imobiliário e do Turismo Português em Paris regressa em sexta edição já em Maio, mais precisamente de 20 a 22 de Maio, beneficiando também do protocolo de parceria que assinei, em 2012, na qualidade de presidente da Associação de Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), com o Syndicat Français de L’Immobilier (SNPI), a maior associação empresarial francesa do sector do imobiliário.
À luz deste protocolo, o conhecimento do mercado imobiliário português junto da procura francesa é mais constante e eficaz dando mais força à projeção que iniciativas como a do Salão do Imobiliário e do Turismo Português em Paris potenciam. Apostas na Reabilitação Urbana que se cruza com o turismo residencial também contribuem para esta crescente redescoberta de Portugal por parte dos franceses.
O Regime Fiscal para Residentes Não Habituais que atrai muitos cidadãos da União Europeia ombreia crescentemente em captação de investimento como o tão badalado regime das autorizações de residência para investidores de países terceiros, mais conhecido pelo nome de vistos gold. Esta realidade justifica o esforço colocado na divulgação da nossa oferta imobiliária em fóruns como os do Salão de Paris.
Iniciativa da Câmara do Comércio e da Indústria Franco Portuguesa (CCIFP) apoiada pela Associação Industrial Portuguesa (AIP) Feiras Congressos e Eventos e pela APEMIP, estes encontros têm contribuído para consolidar a imagem de um novo Portugal, mais moderno e com uma oferta imobiliária única, não apenas na relação preço / qualidade mas principalmente em tudo o resto que se oferece, ou seja a amenidade social, política e meteorológica (leia-se Sol) do país mais ocidental da Europa.
*Presidente da CIMLOP – Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa
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