Alexandre Patrício Gouveia não vai assinar manifesto contra banca espanhola

O gestor Alexandre Patrício Gouveia afinal não vai assinar nem promover o manifesto que está a ser preparado contra o possível domínio de acionistas espanhóis na banca portuguesa. O nome do administrador do grupo El Corte Inglés como promotor da inicitiva foi revelado no domingo por Marques Mendes, no comentário semanal da SIC, mas Patrício…

A questão da ‘espanholização’ da banca tem sido suscitada com mais força desde a compra do Banif pelo Santander Totta, no final do ano passado. A possível aquisição do Novo Banco pelos espanhóis do CaixaBank, depois de ultrapassado o diferendo com Isabel dos Santos, é um cenário para o qual várias personalidades têm alertado.

Depois de Marques Mendes ter indicado o nome de Alexandre Patrício Gouveia, vários orgãos de informação deram mais pormenores sobre a incitiava. O Diário de Notícias acrescentou que o ex-banqueiro e antigo presidente da Associação Portuguesa de Bancos, João Salgueiro, está também associado ao projeto, estando previsto ser um dos porta-vozes.

Já segundo o Diário Económico, Manuel Pinto Barbosa, antigo "chairman" da TAP, será igualmente um dos subscritores do projecto. O objetivo será reunir 50 personalidades num documento que deverá ser apresentado  dia 5 de abril.

joao.madeira@sol.pt