Por que razão as janelas dos aviões têm pequenos ‘furos’?

Já alguma vez se questionou por que razão as janelas dos aviões têm pequenos ‘furos’? Parecem um mero detalhe, mas fazem toda a diferença.

A Administração Federal de Aviação dos EUA explicou, num vídeo publicado pelo Business Insider, que aquele pequeno 'furo' serve para regular a pressão do ar.        

À medida que o aparelho vai ganhando altitude, a pressão no exterior diminui relativamente à pressão que existe dentro da cabine. Esta diferença acaba por exercer força sobre as janelas do avião. Mas estas não são umas janelas quaisquer. São compostas por três vidraças: uma exterior, uma intermédia e uma interior. Uma vez que há ar entre a vidraça exterior e a do meio, o pequeno 'furo' tem por objetivo equilibrar a pressão entre esse pequeno intervalo e a cabine.

A vidraça exterior acaba por ‘acarretar’ com a pressão e a do meio funciona como segurança, para no caso de acontecer alguma coisa à primeira.

Outra questão: nunca estranhou o facto de as janelas dos aviões não embaciarem? Essa é outra das funções do pequeno furo: libertar humidade, o que evita a condensação e o congelamento das janelas.