Ricardo Santos a 2 pancadas dos líderes

Cinco dias depois de ter conquistado em Palmares o Optilink PGA Open, Ricardo Santos arrancou em grande plano para o Gran Premio Heredad Segura Viudas, o segundo torneio do Circuito Profesional Meliã Hotels Internacional Premium, o novo “tour” profissional espanhol, organizado pela empresa Gambito Golf, em parceria com a PGA de Espanha.

O campeão nacional de 2011 foi o melhor dos sete portugueses que viajaram à Catalunha para participar neste torneio de 70 mil euros em prémios monetários, com 10 mil dos quais para o vencedor.

O profissional da Oceânico Golf somou 68 pancadas na primeira volta, 3 abaixo do Par do Club de Golf de Terramar, que este ano celebra 90 anos no próximo mês de dezembro.

Com 4 birdies e 1 único bogey, Ricardo Santos integra o grupo dos 5º classificados, empatado com outros quatro jogadores.

Há um total de 119 participantes, só o top-50 se apura para o terceiro e último dia de prova – que terá a curiosidade se ser jogado no sistema de Pro-Am – e, para já, há mais quatro portugueses dentro do cut provisório.

Pedro Figueiredo – PGA de Portugal

Pedro Figueiredo, o campeão nacional de 2013, surge empatado no 10º lugar com 69 (-2); Tiago Cruz, o atual bicampeão nacional, é 19º empatado com 70 (-1); João Carlota, o vice-campeão nacional, e João Ramos fazem parte do grupo dos 36º classificados, com 71 (Par).

Num dia de sol e de boa temperatura, o vento acabou por ser importante pois, como explicou Tiago Cruz, se dificultou alguns buracos, também favoreceu outros. Os portugueses jogaram todos a uma hora mais tardia, quando o vento se fez sentir mais.

Foi uma jornada inaugural de muitos birdies, como indica o resultado de 66 (-5) dos dois líderes, o cordobês Marcos Pastor e o catalão Víctor Beltrán (este com 7 birdies convertidos!), o que significa que Ricardo Santos está a apenas 2 pancadas do topo da classificação.

Pedro Figueiredo foi o português com mais birdies (5), seguido de Ricardo Santos, Tiago Cruz e João Carlota (4), mas João Ramos arrancou 1 eagle no buraco 16 (Par-5).

Segundo o que o Gabinete de Imprensa da FPG conseguiu apurar (à distância), Ricardo Santos bateu muito bem na bola e se o putt estivesse mais afinado poderia estar na liderança; Pedro Figueiredo, apesar de 3 bogeys, teve um dia consistente mas foi traído pelo putt em alguns buracos; João Carlota fez uma boa exibição, mas 1 triplo-bogey no buraco 5 (Par-4) manchou-lhe o cartão; e tanto Tiago Cruz como João Ramos tiveram um dia de altos e baixos.

Bem mais complicada afigura-se a tarefa dos outros dois portugueses. Gonçalo Pinto é 107º empatado (+8) e Rui Morris 115º (+12).

* Federação Portuguesa de Golfe