Stephen Ferreira persegue o seu melhor resultado

Stephen Ferreira pode alcançar amanhã o seu melhor resultado de sempre em provas do Sunshine Tour, a primeira divisão do circuito profissional sul-africano.

O luso-descendente do Zimbabué voltou hoje a bater o Par-72 do Royal Harare Golf Club, com uma terceira volta em 70 pancadas (-2), para subir de novo na classificação geral, agora para o grupo dos 24º classificados, no Golden Pilsener Zimbabwe Open.

Stephen Ferreira começou o torneio de 110 mil euros em prémios monetários empatado no 9º lugar com 69 (-3), mas ontem tinha passado o cut empatado no 37º posto, depois da sua pior volta do torneio em 76 (+4).

O português de 24 anos apresenta agora um agregado de 215 (-1) e está a apenas 1 pancada do top-20, ele que nunca conseguiu terminar nessa elite nenhum torneio do Sunshine Tour. A sua melhor prestação de sempre foi a 40ª posição (-2) no Eye of Africa PGA Championship, em fevereiro.

Stephen Ferreira poderia mesmo estar de regresso ao top-10 do Open do Zimbabué, não fosse um terrível final de terceira volta, com duplo-bogey no buraco 13 (Par-4), bogey no 15 (Par-5) e bogey no 18 (Par-4).

Nos primeiros 12 buracos estava a jogar de forma inspirada, com 1 eagle no 3 (Par-5) e birdies no 6 (Par-5), 7 (Par-4), 8 (Par-4) e 12 (Par-5).

O Golden Pilsener Zimbabwe Open contou com 156 jogadores, dos quais 67 passaram o cut. A terceira volta trouxe um novo líder, o sul-africano Breyten Meyer, que totaliza 204 (72+69+63), -12.

O fabuloso 63 (-9) de hoje é o melhor resultado do torneio em três dias e também um recorde pessoal para este jogador que até começou o torneio muito mal, com um triplo-bogey no primeiro buraco, na quinta-feira passada.

A jornada de hoje do Open do Zimbabué foi também usada para angariar fundos em favor do programa de combate ao autismo ministrado pela fundação do antigo nº1 muindial, Ernie Els.

Uma ação concertada com o PGA Tour (a primeira divisão do circuito norte-americano), que teve um dia de sensibilização semelhante na quinta-feira, no primeiro dia do RBC Heritage.

* Federação Portuguesa de Golfe