São pormenores, mas espelham a forma como o episódio desta semana foi encarado. No Facebook, o restaurante Palácio do Kebab recebeu nas últimas horas algumas dezenas de avaliações dos utilizadores – todas de cinco estrelas.
Não estará em causa a qualidade das refeições servidas no espaço, mas essa foi uma das manifestações de apoio ao dono do restaurante encontradas pelos utilizadores das redes sociais.
As mensagens sobre o episódio também começaram a ser publicadas horas depois de o ataque ter sido noticiado. Carlos Reis, ex-deputado do PSD, foi um dos intervenientes. “Estou verdadeiramente bem impressionado com Mustafá, o imigrante curdo que ontem exibiu uma contenção e serenidade notáveis após ter defendido com bravura e denodo, na véspera, o seu posto de trabalho, a sua propriedade e a sua vida perante uma turba de malfeitores”, escreveu, salientando o “testemunho de coragem” deixado pelo empresário.
“Não conheço pessoalmente o dono do restaurante mas, pelo que vi na televisão, desejo muita coragem e boa sorte. Você é um grande herói”, escreveu um utilizador da rede social. “São excelente pessoas, trabalhadores e dedicados. E sobre o kebab, é maravilhoso”, acrescentou outro.
Outros utilizadores optaram por fazer apologias da violência, defendendo que Mustafá até devia ter ido mais longe.