O site norte-americano Huffington Post fez uma lista com as 10 coisas das quais se deve livrar, prevenindo assim o acumular de artigos inúteis e o armazenamento de bactérias.
Esponjas: É o objeto perfeito para criar uma ‘selva’ de bactérias e pele morta. Se quiser continuar a usar uma esponja no banho, substitua-a de três em três ou de quatro em quatro semanas.
Amostras de perfumes e champôs: Deixar estes artigos abertos pode ‘atrair’ bactérias.
Embalagens vazias ou a meio: Para além de ocupar espaço, é também o local ‘perfeito’ para acumular bactérias.
Tapetes de casa de banho: Mais um objeto onde se acumula pele morta, gordura e muitas bactérias. Se quiser manter um tapete na casa de banho, lave-o com regularidade.
Saboneteiras: Os sabonetes devem ser guardados em locais secos e frescos e não numa saboneteira molhada, onde se acumula muito pó e bactérias.
Cortina do duche: Ganham bolor muito facilmente. Se não quiser estar sempre a trocá-la, deve lavá-la com regularidade.
Medicamentos e cremes fora de prazo: Só estão a ocupar espaço e podem ser usados por engano.
Elásticos para o cabelo: Não os deixe em sítios húmidos ou molhados para não serem ‘atacados’ por bactérias. Se já não prendem como deve ser, o lugar deles é no lixo.
Maquilhagem fora de prazo: Se a sua maquilhagem, os seus pincéis ou os seus vernizes já não têm a mesma cor e textura que tinham antigamente, deite-os no lixo.
Cosméticos novos: Se tem cremes ou maquilhagem há meses numa prateleira por abrir, é melhor começar a dar-lhes uso – o prazo de validade vai acabar por expirar. Se não está a pensar usá-los, o melhor mesmo é tirá-los da casa de banho e dá-los a alguém.