O mau tempo que se tem feito sentir em Portugal tem afetado igualmente grande parte da Europa e em Pádua não tem dado tréguas, levando hoje ao cancelamento de 18 buracos do Montecchia Open by Lyoness, em Itália.
«A chuva tem caído intensamente», escreveu “Figgy” na sua conta profissional no Facebook.
O campeão nacional de 2013 prepara-se para o seu terceiro torneio da época na segunda divisão europeia e procura ainda passar o seu primeiro cut e considera que o percurso do Golf della Montecchia «tem alguns buracos bem compridos, sobretudo os pares 3, e outros onde é importante acertar o fairway pois o rough está alto e pesado».
Alain de Soultrait, o diretor-executivo do Challenge Tour, explicou que haverá uma redução do torneio de 72 para 54 buracos, com o cut a efetuar-se aos 36 buracos.
Por tratar-se de um dos torneios mais importantes do Challenge Tour, de 250 mil euros em prémios monetários, «com muitos pontos em jogo para a Corrida para Omã», decidiu-se também que, se for necessário, devido às más previsões para os próximos dias, «o torneio poderá prolongar-se até segunda-feira».
«Há vários fairways e bunkers inundados e devido ao nível elevado deste torneio, seria injusto enviar ainda hoje alguns jogadores para o campo», acrescentou o dirigente francês.
Ricardo Santos, o campeão nacional de 2011, que passou o cut em todos os três torneios do Challenge Tour que jogou este ano (é 31º no ranking), concordou com Pedro Figueiredo: «O campo está em boas condições, com os pares 3 e os tees shots exigentes, pois o rough está alto».
Para Filipe Lima, será apenas o seu segundo torneio no Challenge Tour de 2016, ocupando a modesta 118ª posição no ranking.
Foi por isso que o novo nº2 português decidiu rejeitar a qualificação que garantira para o Open das Maurícias, do European Tour (onde está um milhão de euros em jogo), por perceber que, neste momento, necessita mais de pontos para a Corrida para Omã, o seu método prioritário de ascensão ao European Tour em 2017.
O português residente e nascido em França passou o cut nos dois torneios do European Tour que disputou e até vem de um bom 8º lugar no Troféu Hassan II da semana passada, mas é apenas o 155º na Corrida para o Dubai desta semana e sabe que será mais difícil subir à primeira divisão europeia por este meio.
O Montecchia Open by Lyoness é também o segundo torneio do Italian Pro Tour 2016 e como este ano o Challenge Tour passa a classificar os jogadores com pontos em vez de recorrer aos prémios monetários, os amadores ganharam uma nova motivação, na medida em que podem começar a surgir nos rankings mundial e olímpico.
É nesse sentido que também se pode encarar a participação de Guido Migliozzi, que em fevereiro brilhou no Montado Hotel & Golf Resort, onde conquistou o Campeonato Internacional Amador de Portugal. Para mais, Migliozzi vai atuar no “seu” campo que tão bem conhece.