Moments, a mais recente aplicação do Facebook

O Facebook lançou na Europa a sua mais recente aplicação Moments. É mais uma das suas apostas e marca a entrada oficial na partilha de fotos… mas apenas disponível para iOs e Android.

É o resultado de uma 'experiência' que se iniciou nos Estados Unidos, que consistia em partilha de momentos, fotos, com amigos. Não é algo totalmente novo, sendo até semelhante a outras aplicações, mas faz uso de duas vantagens para os concorrentes: primeiro porque usa, e sabe, quem são os seus amigos, e segundo porque usufrui de 700 milhões de utilizadores do Messenger.

No Moments complementa a oferta, desta forma com fotografias que podem recordar, ser partilhadas, identificar e arquivadas com esses amigos. E se alguém não tiver a aplicação, é convidado a fazer o download.

Segundo o Facebook, esta aplicação funciona como um arquivo, e surge para ajudar as pessoas a partilhar momentos como eventos, viagens, casamentos, festas ou aniversários (por exemplo), mas que ficam guardados para sempre num dispositivo ou disco. Desta forma permite partilhar, juntar e contribuir para um momento sem se preocupar com qualquer gestão.

As semelhanças e funcionamento lembram o Google Fotos, onde basta ter um dispositivo sincronizado com a aplicação, e quando tiramos uma foto, esta surge automaticamente na aplicação ou browser e fica disponível para partilha. 

Até as sugestões são idênticas, juntado imagens com data e momento e fazendo como que um best off desse dia, e podemos gostar ou ignorar, a opção cabe sempre ao utilizador.

O atraso no lançamento na Europa deve-se ao reconhecimento facial, proibido por estas terras, e que obrigou a alterações na aplicação. Por cá resume-se num mecanismo que tenta identificar faces idênticas e agrupá-las, e caso reconhece posteriormente outra foto, junta. Depois partilha com amigos (ou não fosse do Facebook) com respetiva identificação.