Caixa Geral de Depósitos com prejuízos de 74 milhões no primeiro trimestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou um prejuízo de 74,2 milhões de euros no primeiro trimestre, segundo resultados divulgados hoje. O banco público justifica este desempenho com a “elevada volatilidade nos mercados financeiros”, que penalizou as operações financeiras. No mesmo período do ano passado, a instituição teve lucros de 2,1 milhões de euros.

No comunicado enviado à CMVM, a CGD salienta a melhoria na margem financeira, que beneficou da redução do custo de financiamento do banco. Houve também um contributo positivo das comissões aplicadas aos clientes e melhorias no produto bancário.

Contudo, o banco explica que os resultados de operações financeiras "foram particularmente afetados no trimestre pelo clima de instabilidade nos mercados financeiros e pelo aumento da aversão ao risco". Num contexto de "forte incerteza relativamente às perspetivas de crescimento económico a nível internacional", houve uma perda de 97,3 milhões de euros nas operações financeiras. 

Em termos anuais, a CGD está desde 2011 a reportar prejuízos. No ano passado, teve um resultado líquido de 171,5 milhões de euros. Os cinco anos consecutivos de resultados negativos fazem com que os prejuízos acumulados somem quase dois mil milhões.