No ano passado integrou a seleção nacional que fez história, ao ganhar a 2ª divisão do Campeonato da Europa Amador por Equipas.
Na Taça Manuel Agrellos esteve invencível com 2 empates e 1 vitória, frente à seleção nacional de profissionais.
E, também em 2015, foi selecionado pela Federação Portuguesa de Golfe para o Madeira Islands Open BPI, a sua estreia em torneios do European Tour, onde, apesar de ter falhado o cut, acabou por brilhar numa segunda volta em 70 pancadas, 2 abaixo do Par do Clube de Golfe do Santo da Serra.
É, indiscutivelmente, um dos mais talentosos e promissores jogadores de golfe portugueses, apesar de nunca ter ganho qualquer Campeonato Nacional de Jovens.
O seu porte atlético fora do comum e a sua potência de drive – é o mais comprido dos amadores portugueses – maravilham qualquer um, mas sentia-se que lhe faltava uma grande vitória para transmitir aquela confiança que só vem com os troféus.
Logo no início do ano, numa prova em que estiveram quase todos os melhores amadores portugueses, Tomás Bessa liderou aos 18 buracos o 1º Torneio do Circuito FPG, mas terminou no 3º lugar, com 3 pancadas abaixo do Par do Penina Hotel & Golf Resort. O título acabou por ir para Tomás Silva.
O tão ambicionado troféu chegou finalmente, aos 19 anos, no 3º Torneio do Circuito FPG, no Praia D'El Rey Golf & Beach Resort, em Óbidos, um campo amplamente premiado internacionalmente, que nunca tinha recebido uma etapa deste circuito.
“Já tinha liderado no Penina, mas, infelizmente, devido a 2 pancadas de penalidade, não venci o torneio. Por isso, sim, esta foi a minha primeira vitória no circuito da FPG, sem dúvida uma das minhas vitórias mais importantes”, disse ao Gabinete de Imprensa da FPG, após totalizar 149 pancadas, 3 acima do Par, com voltas de 71 e 78.
A discrepância de resultados de um dia para o outro teve a ver com o vento mais intenso que se fez sentir no segundo dia. O vento é, aliás, um dos elementos a ter normalmente em conta naquele belíssimo campo costeiro.
Depois de uma boa primeira volta em -2, Tomás Bessa viveu um mau momento na segunda e, a dada altura deve ter pensado que já tinha visto aquele filme antes e que ainda não seria desta.
Como conta o site especializado “Goftattoo”, “chegou a estar com uma desvantagem de 5 pancadas para o jovem madeirense de 16 anos com 10 buracos jogados”.
O jovem em questão era Carlos Laranja, também ele à procura do seu primeiro título no Circuito FPG, com quem Bessa tinha partilhado o comando aos 18 buracos.
Só que “Laranja foi-se abaixo, fazendo 3 bogeys e 2 duplos-bogeys”, enquanto Bessa fez 1 birdie precioso no buraco 12.
Pelas mais variadas razões, chegaram empatados no final dos 36 buracos regulamentares, com cartões idênticos de 71 e 78. Era preciso ir a play-off mas, nessa altura, ainda faltava chegar um grupo que se tinha atrasado e o novo campeão nacional amador, Pedro Lencart, ainda poderia empatar com a dupla da frente.
Só que Lencart (73+77) precisava de 1 birdie no 18 e tal não aconteceu, pelo que, não só não foi a play-off, como teve de partilhar o 3º lugar com Tiago Rodrigues (80+70) e Francisco Oliveira (76+74), estudantes-jogadores em universidades americanas, embora Rodrigues tenha concluído já a licenciatura e Oliveira esteja de férias em Portugal.
O vencedor do 2º Torneio do Circuito FPG, no Estela Golf, Afonso Girão (72+79), terminou no 6º lugar (+5), a 2 pancadas do campeão.
Já com todos os jogadores na Clubhouse, Tomás Bessa e Carlos Laranja regressaram ao buraco 18 duas vezes para o play-off e empataram sempre a Par, pelo que o terceiro buraco de morte súbita foi o 17 (Par-5) e aí o madeirense sofreu 1 bogey fatal.
“O play-off com o Carlos foi um verdadeiro teste para ambos. Tanto eu como ele poderíamos ter ganho antes e eu fui feliz ao meter 1 putt de 3 metros para Par no 17, enquanto o Carlos falhou 1 putt curto (depois de “chipar”)”, contou o campeão, do Club de Golf de Miramar.
“Senti-me bem (ao longo do torneio), principalmente na primeira volta as coisas correram bastante bem. Na segunda volta, entrei bem no jogo, mas depois tive uma má sequência de buracos. Mas consegui manter-me concentrado e, fundamentalmente, acreditei até ao fim que seria possível vencer”, acrescentou.
O 3º Torneio do Circuito FPG contou 59 participantes e os grandes ausentes foram os três jogadores que o selecionador nacional, Nuno Campino, chamou para o Campeonato Internacional Amador de França: Tomás Silva, Vítor Lopes e João Girão.
Com o triunfo em Praia d’El Rey, Tomás Bessa ascendeu ao 6º lugar do Ranking Nacional BPI, ainda liderado por Vítor Lopes.
O 4º Torneio do Circuito FPG será disputado a 16 e 17 de julho, no Quinta do Vale Golf Resort, em Castro Marim.
*Federação Portuguesa de Golfe