Um estudo realizado pela Northwestern University Feinberg School of Medicine e publicado pelo jornal PLOS ONE afirma que apanhar um bocadinho de sol logo pela manhã ajuda a perder peso.
Os investigadores pediram aos 54 voluntários – com uma média de idades de 30 anos – que usassem uma máquina no pulso que ir monotorizar a sua exposição solar ao longo de sete dias. Foi-lhes também pedido que mantivessem um diário alimentar e um registo das calorias ingeridas.
Os cientistas chegaram à conclusão que as pessoas que apanhavam mais sol pela manhã tinham um menor Índice de Massa Corporal – isto independentemente da idade, da actividade física e do que comiam.
Existem duas possíveis explicações para estas conclusões: Primeiro, a exposição solar logo pela manhã pode ajudar a ‘sincronizar’ o relógio biológico, o que ajuda a manter um horário de sono mais estável e, consequentemente, um metabolismo mais eficiente; Segundo, a luz da manhã é mais forte que a da tarde, isto porque possui uma maior quantidade de luz azul, a parte do espectro luminoso que tem uma maior influência no ritmo circadiano – o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de um ser vivo – afirmam os investigadores.
De acordo com os cientistas, basta apanhar entre 20 a 30 minutos de sol por volta das 08h00 para, a longo prazo, começar a ver mudanças no seu corpo.