Sabe quando atingiu o esgotamento no trabalho?

Ter momentos menos bons, ou até mesmo negativos, no emprego é natural. As coisas não correm bem todos os dias e há que aprender a lidar com os erros e com a frustração. Mas sentir-se esgotado, que já não tem nada a dar ao seu local de trabalho, ou que já não aguenta mais ir…

Quando ir para o trabalho se torna um ‘pesadelo’, talvez esteja na altura de pensar se efetivamente vale a pena continuar naquele local. Como nem sempre é fácil identificar se chegámos, ou não, a um ponto de rutura, Stephanie Sarkis, terapeuta e professora da Florida Atlantic University, dá-lhe alguns sinais.

1.     Acorda de manhã exausto ou nauseado

É muito importante prestar atenção aos sinais que o seu corpo vai dando. Muitas pessoas que têm tendência para recalcar os seus sentimentos, começam a ter mais recorrentemente sintomas como náuseas, cansaço, dores de barriga e de cabeça.

2.     Tem comportamentos que não têm nada a ver consigo

Outro dos sinais de que as coisas não estão bem é quando começa a ter atitudes que não têm nada a ver com a sua personalidade. Por exemplo, começa a reclamar com os outros quando eles não têm culpa nenhuma do que passa, quando normalmente é uma pessoa calma; passou a não dar importância a determinados assuntos que têm de ser resolvidos com urgência, quando antigamente era a primeira pessoa a tratar destas questões; entre outros comportamentos.

3.     Familiares e amigos começam a perceber que há algo de errado consigo

O seu companheiro comentou que não anda a dormir horas suficientes? A sua irmã reparou que anda a comer menos do que o costume? Por vezes, é mais fácil pessoas próximas perceberem que se passa algo de errado do que o próprio. Quando tem estas mudanças nos seus comportamentos diários, é conveniente consultar um médico, pois pode estar com uma depressão, ansiosa, ou até mesmo com problemas da tiróide.

4.     Quando tenta pensar em algo que o motiva, não se lembra de nada

Quando se sente sem qualquer esperança, com a sensação de que nada o motiva, isso pode ser um sinal de depressão. O ideal será consultar um especialista para saber o que de facto se passa.