António Luís Valadas da Silva foi nomeado esta quarta-feira pelo Governo para presidente do conselho diretivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional assumindo funções a 14 de junho em “regime de substituição”.
Jorge Gaspar que abandonou o cargo no primeiro dia deste mês demitiu-se a 18 de maio, em nota enviada aos trabalhadores, sem nunca ter revelado os motivos da demissão.
O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social destacou hoje, em comunicado, o “vasto curriculum profissional e académico” de Valadas da Silva que se manteve sempre ligado “as áreas do trabalho, emprego, assuntos sociais e formação profissional tanto a nível nacional como internacional”.
Percurso de Valadas da Silva:
Licenciado em Direito pela Universidade de Direito de Lisboa.
Curso avançado em Gestão e curso de “Contencioso Comunitário” pelo Instituto Nacional de Administração (INA).
Técnico superior do IEP desde 1985.
Subdiretor-geral do departamento para os assuntos do Fundo Social Europeu entre 1987 e 1990.
Conselheiro para os Assuntos Sociais na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia em Bruxelas de 1990 a 1998.
Entre 1998 e 2001 foi adjunto do gabinete do Ministro do Trabalho e da Solidariedade, chefe do gabinete do secretário de Estado do Trabalho e Formação (Paulo Pedroso) e chefe do gabinete do Ministro do Trabalho e da Solidariedade (Ferro Rodrigues).
Vice-presidente do Conselho Directivo do Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu de 2001 a 2002.
Presidente do Instituto de Gestão do Fundo Social Europeude 2002 a 2008.
Conselheiro para os Assuntos do Trabalho e Emprego na Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais em Genebra (NUOI) de 2009 a 2015.