Em cada três quilos de comida produzidos no mundo, um é desperdiçado. Isto equivale a 1,3 biliões de toneladas de géneros enviadas diretamente para o lixo que chegariam para alimentar 795 milhões de pessoas. E trocando os quilos por dinheiro, falamos de um desperdício de mais de 750 biliões de dólares todos os anos. Os números avassaladores foram revelados este ano pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), uma organização intergovernamental que conta atualmente com 194 Estados-membros. Portugal não é exceção.
O problema é cada vez mais grave, tanto que a própria Assembleia da República declarou que 2016 é o ano de combate ao desperdício alimentar. E o desperdício não é apenas feito pelos consumidores: começa logo na indústria alimentar e continua na grande distribuição. Todos os dias, milhares de produtos são retirados das prateleiras dos supermercados e destruídos quando ainda têm alguns dias e semanas (nalguns casos, mesmo meses) em que são próprios para consumo.
Foi para dar uma segunda vida a estes produtos “que já não têm lugar nos canais habituais” que foi lançado o supermercado online GoodAfter. Tal como o nome indica, a loja vende produtos “perto ou fora da sua data preferencial”. Sumos, café, barrinhas energéticas, sabonetes e e até snacks para cães são apenas alguns dos produtos disponíveis, neste momento, na loja.
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