Pelo menos 13 crianças e um adulto morreram em passeio de barco na Rússia

As crianças iam num passeio de barco na noite de sábado quando uma tempestade se abateu sobre o lago na região da Carélia, virando os três barcos, o que levou à morte das crianças que não tinham colete salva-vidas

Três barcos levavam a bordo 47 crianças (a maioria entre 12 e 15 anos) e quatro adultos num passeio no lago Syamozero na região de Carélia, no noroeste da Rússia. As três embarcações viraram-se depois de serem apanhadas no meio de uma tempestade na noite de sábado. As equipas de socorro, com o apoio de barcos e helicópteros, chegaram ao local e 36 pessoas foram resgatadas com vida das águas, tendo uma rapariga sido arrastada pela corrente até à margem, e terá sido ela a dar o alerta.

De acordo com Pavel Astakho, um representante dos direitos das crianças, só aquelas que tinham vestidos os coletes salva-vidas conseguiram sobreviver. As 13 crianças que perderam a vida seriam de todas de Moscovo, e estavam a meio de mais uma das actividades de um campo de férias. Foi aberta uma investigação e um dos intrutores foi detido, aparentemente porque os barcos não cumpriam com as regras de segurança. 

Segundo o site Lefe.ru, a rapariga de 12 anos que deu à costa inconsciente hoje, ao despertar caminhou até uma povoação nas imediações e foram depois os aldeões que chamaram os serviços de emergência. No caminho que fez até à aldeia, a rapariga diz ter visto um rapaz coberto de sangue e que não se conseguia mover.

O presidente da câmara de Moscovo, Sergey Sobyanin, usou o Twitter para dar a notícia e enviar as condolências às famílias das vítimas, numa altura em que ainda só tinham sido confirmadas as mortes de 10 crianças. “Uma grande tragédia aconteceu na Carélia. De acordo com informações provisórias, 10 crianças de Moscovo morreram no Syamozero.".