A empresa tecnológica portuguesa TOMI WORLD anunciou esta segunda-feira a sua internacionalização e a aposta no Brasil. Após quatro anos a ‘informar’ em terreno nacional, expande-se e frisa o objectivo a médio prazo de garantir presença em mais 20 países a nível mundial.
Esta sua primeira aposta no Brasil é mais que um passo para esta marca nacional, é um alargar de horizontes que permite servir outra população, ganhar experiência em realidades, necessidades e conceitos diferentes. E nada melhor que começar num país irmão, numa língua idêntica. Segundo José Agostinho, CEO do TOMI WORLD “a expansão para o maior país da América do Sul é a concretização de um objetivo de internacionalização, que faz parte da génese deste projeto”. Começa com a TOMI BRASIL em São Paulo e a TOMI RIO no Rio de Janeiro.
É também uma aposta inteligente, com o ‘timming’ certo, apostando no fluxo crescente de turistas que o Brasil, mais concretamente na cidade do Rio de Janeiro, irá receber com os Jogos Olímpicos.
Numa primeira fase foram instalados 16 TOMI no calçadão da orla de Copacabana e Leme, e há a previsão para instalar brevemente outros 138 equipamentos interativos no Rio de Janeiro.
Acrescenta ainda o investimento feito nesta aposta: ‘Só nesta primeira fase, em hardware e instalação da rede no Brasil, estimamos que o investimento global ronde um milhão de euros. Prevemos que para concluir todo o projeto no Brasil haja um investimento global de 10 milhões de euros. Para além disso, existe também um plano de expansão para cerca de 20 países a nível mundial, que se encontra neste momento em execução e constante avaliação’.
O TOMI, que muitos já conhecem no metro e alguns lugares específicos na cidade, não é só um ecrã, mas uma plataforma digital interativa de última geração. Na gíria é mais um ‘tablet gigante’ que alia a facilidade de utilização com a informação oportuna, relevante e atualizada. Servindo-se do critério de proximidade, dá informação útil sobre acontecimentos atuais, permite consultar a agenda cultural, pesquisar vários pontos de interesse, as diferentes opções de transporte e até permite uma ‘selfie’ tão em voga. Sempre privilegiando as opções que o utilizador tem mais perto de si.
Outra das mais valias deste dispositivo é a total interação com qualquer smartphone. O contacto telefónico do restaurante selecionado no TOMI pode ficar na lista de contactos, tal como o evento escolhido poderá ser armazenado na agenda e até os itinerários na aplicação maps do telemóvel. Todos os conteúdos podem ser enviados por email, ou partilhados nas redes sociais.
Este equipamento interativo possui um modelo de autossustentação, com formatos multimédia integrados e assume-se como o futuro da publicidade no exterior. O propósito é modernizar cidades e contribuir de forma ativa para a evolução das mesmas, elevando-as a smart cities. Acumula o mérito de ter sido distinguido recentemente pela FEPE International com o Technical Innovation Award, o mais alto galardão mundial de inovação do setor.
Isto é tecnologia portuguesa!