Decorria a WMC 2016, feira de Barcelona totalmente dedicada ao mobile e acessórios, quando nos foi apresentada a câmara Gear 360 da Samsung. Estava em lugar de destaque a ladear o S7, tornando-se óbvio ser um novo acessório, e parte do ecossistema S7.
Esta aposta trás a responsabilidade de criar conteúdos únicos e diferentes. Como o próprio nome indica, filma e capta conteúdos a 360º fazendo uso de duas lentes ‘olho de peixe’ colocadas de modo oposto no corpo esférico. Acrescenta dois sensores de imagem de 15 megapixéis no interior que trabalham em conjunto, o que lhe permite fazer vídeo em 360º de alta resolução e ainda imagens paradas de 30 megapixéis.
O design foi tido em atenção, culpa do manuseio, da facilidade de uso ou resistência. Possui por isso uma forma esférica, leve e compacta, quie até pode ser arremessada ao ar para criar algo…diferente. Há a opção da pega, que permite ao utilizador manusear, levantar ou mesmo colocar no chão. É uma sui generis pega, porque abre e torna-se um tripé de fácil utilização, uma ideia inteligente e simples que acrescenta funcionalidade.
A Gear 360 funciona em modo independente do smartphone, com o utilizador a puder posteriormente enviar conteúdos ou descarregar directamente para o smartphone ou PC. Grava vídeo com uma resolução de 3840×1920 (30fps), possui slot para cartão MicroSD, um ecrã pequeno de 0,5 polegadas, bateria de 1350 mAh e a conectividade que se impunha: Wifi, Bluetooth 2.0 e NFC.
Destaque para a norma IP 57, e consequente resistência a água e pó. Permite por isso brincadeiras relevantes em qualquer ambiente, cidade ou aventura.
Tiago Flores, Head of Product Marketing da Samsung Portugal, afirma que ‘O ecossistema do Samsung Galaxy S7 está completo com a chegada da câmara Samsung Gear 360 ao Mercado português reforçando ainda mais o papel da Samsung na democratização de conteúdos em 360º. A criação, partilha e consumo de vídeos e fotografias nas redes sociais é uma tendência estabelecida e, com a nova câmara Samsung Gear 360, os consumidores passam a ter a oportunidade de produzirem conteúdos ainda mais inovadores e imersivos em 360’.
Para já a Gear 360 é compatível com o Galaxy S6, S6 Edge, S6 Edge+, Note 5, Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge, e está disponível nas lojas online a um valor anunciado de 349 euros.