Plano do governo prevê cinco mil milhões para a Caixa

O banco público tem perto de 71 mil milhões de euros em crédito e 11,5% desse montante está classificado como crédito em risco – mais de oito mil milhões de euros.

O plano de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) deve ser apresentada até ao final da semana pelo Governo, avança hoje a Antena 1. A fatura pode chegar a cinco mil milhões de euros.

Segundo a rádio, o Executivo já mostrou os planos ao Bloco de Esquerda e ao Partido Comunista. Os cinco mil milhões de euros servem não apenas para aumentar a almofada financeira da Caixa de acordo com as exigências regulatórias europeias, mas também para registar novas imparidades (créditos que podem não ser reembolsados pelos clientes).

Segundo o último relatório anual da CGD, o banco público tem perto de 71 mil milhões de euros em crédito e 11,5% desse montante está classificado como crédito em risco – mais de oito mil milhões de euros.

O plano do Governo contempla também mais saídas de trabalhadores do que o previsto: vão sair 2.500 trabalhadores da Caixa nos próximos anos, por rescisões amigáveis ou por reforma, e parte das verbas são para acautelar as compensações. Vão ser encerrados 300 balcões, a grande maioria fora do país.