O australiano Mick Fanning, três vezes campeão do mundo de surf, confirmou o seu regresso a Jeffreys Bay, na África do Sul, onde no ano passado foi atacado por dois tubarões.
O incidente, que motivou a interrupção da final da etapa sul-africana do Mundial de 2015, na qual enfrentava o compatriota Julian Wilson, e a morte do seu irmão levaram Fanning a decidir competir apenas a tempo parcial este ano, prometendo, desde logo, regressar a Jeffreys Bay.
“Quando decidi que só ia fazer alguns dos campeonatos desta época, J-Bay esteve sempre previsto. Mesmo que não fosse disputar o J-Bay Open, ia regressar à mesma, porque tenho tão boas memórias do local que despedir-me com o que aconteceu no ano passado não parecia certo”, afirmou Fanning, campeão na África do Sul em 2002, 2006 e 2014.
Para o campeonato, que vai ser disputado entre 6 e 17 de julho, a Liga Mundial de Surf (WSL) tem reforçado as condições de vigilância e resposta, contando agora com mais patrulhas na água, assim como um aumento de tecnologias sonar para melhorar a informação sobre a presença de tubarões.