O Torneio Garci Cup, que vai decorrer entre 29 de junho e 3 de julho em Estarreja (Aveiro), é o maior evento de andebol de Portugal.Esta é a sua sétima edição e vai contar com várias atividades ao longo destes quatro dias.
A organização define-o como um «campo de treino que tem como objetivo oferecer quatro dias de aprendizagem e diversão aos jovens praticantes de andebol». O torneio vai contar com a presença de atletas profissionais da modalidade, como Tiago Rocha, jogador doWisla Plock da Polónia,e o guarda-redes da seleção nacional, Ricardo Candeias.
À margem do torneio, estão programadas várias atividades: andebol de praia, canoagem, minigolfe, matraquilhos humanos, entre outras.Mas o principal foco está no andebol: treinos tático-técnicos, bases teórico-práticas de preparação física e treinos específicos com os atletas profissionais convidados.
A aposta forte deste ano recai, no entanto, nas atividades de animação e na melhoria da FunZone, já que será impossível aumentar o número de atletas «face à incapacidade de alojamento». Há um Troféu Nacional de Samba e um comboio turístico também. Certa é também a integração do Andebol Adaptado.
São esperados cerca de 220 equipas e 3.500 atletas – com o aumento no número de equipas espanholas e a estreia da Alemanha neste torneio. Ou seja, um número igual ao da edição do ano passado.
Desde 2012 que a Garci Cup tem vindo a crescer. Há quatro anos teve 90 equipas e 1.600 atletas a participar.No ano seguinte, contou com 140 equipas e 2.300 atletas. Em 2014 juntou mais 20 equipas a edição anterior e mais 700 atletas.
Já este fim de semana, o público presente poderá assistir a uma etapa nacional do futebol de praia.