O vencedor das eleições em Espanha no passado domingo, Mariano Rajoy, começa hoje os contactos com os outros partidos para conseguir os apoios suficientes para formar governo.
Estas conversas iniciais, segundo Rajoy, servem para o líder do Partido Popular (PP), perceber qual é a “disposição” dos restantes partidos e só depois começarão as negociações.
“O mais importante neste momento é chegar a algum tipo de entendimento”, disse Rajoy, acrescentando que está à procura de “um acordo de ampliação da base parlamentar”.
Apesar de não haver nenhuma agenda divulgada, a imprensa espanhola avança que a primeira conversa deverá acontecer com o líder do PSOE, Pedro Sánchez, a força política que ficou em segundo lugar nas eleições de domingo e a preferida de Mariano Rajoy para formar uma coligação.
Recorde-se que no passado domingo, o PP de Mariano Rajoy conseguiu 137 dos 350 assentos no parlamento. Em segundo lugar, com 85 assentos, ficou o PSOE de Pedro Sánchez. Seguiu-se a coligação Unidos Podemos liderada por Pablo Iglesias, com 71 e por último, o Ciudadanos de Albert Rivera que conseguiu 32 assentos. Para atingir a maioria absoluta serão necessários 176.