Melo Gouveia, sempre a subir, está no top 30

100º Open de França

Ricardo Melo Gouveia (RMG) continua a fazer uma prova de trás para a frente no prestigiado Open de França e melhorou 14 lugares após a terceira volta. Recorde-se que depois da segunda volta já tinha subido 19 posições.

O n.º1 português entrou no top-30 do mais antigo torneio do European Tour na Europa Continental, a celebrar este ano o seu centenário, e ascendeu ao grupo dos 29º classificados, empatado com mais sete jogadores, entre os quais o francês Alex Lévy, um ex-campeão do Portugal Masters.

«Foi mais uma boa volta em que bati bem na bola, mas um mau drive no (buraco) 17 deixou-me sem muitas alternativas e acabei por fazer 1 duplo-bogey. Fiz hoje uma volta de Par (71) do campo, num dia ventoso, o que me deixa com boas hipóteses de acabar o torneio lá em cima no leaderboard», escreveu RMG na sua conta profissional no Facebook, depois da tal volta de 71 que o levou a um agregado de 215 (+2).

Este 100º Open de França é o primeiro dos últimos quatro torneios do European Tour em que o português classificado no 101º posto da Corrida para o Dubai não consegue fazer uma volta abaixo do Par, mas dois cartões consecutivos de 71 têm de ser considerados bastante positivos, dada a dificuldade elevada do percurso l'Albatros, do Le Golf National, nos arredores de Paris.

O representante do Team Portugal fez 3 birdies, 1 bogey e o tal duplo-bogey a que se referiu. RMG está a 4 pancadas do top-10. Tendo em conta a dificuldade em jogar abaixo do Par, não será fácil, mas também não é impossível pensar que o profissional do Guardian Bom Sucesso Golf possa carimbar hoje (Domingo) o seu segundo top-10 da temporada no European Tour.

E um top-10, neste momento, aos 54 buracos, garantiria o apuramento para o British Open.

Note-se que a dificuldade de jogar abaixo do Par não é apenas do português residente em Londres. No final da penúltima volta, havia apenas 16 jogadores abaixo do Par, num dos torneios da primeira divisão europeia com melhor lista de inscritos.

Veja-se como, dos 66 jogadores que passaram o cut, só o novo líder – o tailandês Thongchai Jaidee – conseguiu jogar a terceira volta sem sofrer qualquer bogey.

Com 68 (-3), o antigo n.º1 asiático e atual 57º do ranking mundial saltou para o topo da classificação com 205 (-8), dispondo de 2 de vantagem sobre o norte irlandês Rory McIlroy (espetacular recuperação com -5 nos últimos nove buracos, depois de +4 no front nine) e o sul-coreano Jeunghun Wang.

O Open de France é o primeiro torneio do European Tour na Europa continental a celebrar um centenário e este ano distribui 3,5 milhões de euros em prémios monetários.