Um jornal espanhol revela esta terça-feira que o autoproclamado Estado Islâmico, ou Daesh, tem um grupo específico cuja tarefa é preparar e realizar atentados contra o Al Andalus (Península Ibérica).
“Fontes seguras consultadas pelo ABC explicam que a existência desta estrutura foi conhecida através de informações dos serviços de inteligência, às quais é atribuída a máxima credibilidade. No entanto, não existe até ao momento uma prova definitiva” da sua existência, lê-se no jornal espanhol.
A célula, chamada Al Andalus, faz parte da estrutura do Daesh. Os serviços secretos alertam para a possibilidade de muitos destes terroristas terem obtido passaportes ou vistos Schengen, dando-lhes liberdade de circulação na Europa.
Recorde-se que o Daesh divulgou na Internet um mapa com o território que os terroristas pretendem ocupar até 2020 – a Península Ibérica é um dos alvos. O grupo divulgou também um vídeo em que ameaça Espanha e Portugal: "Os muçulmanos voltarão a povoar Córdoba, Toledo ou Játiva. Al Andalus não és espanhol ou português, és o Al Andalus muçulmano".