Tiago Cruz venceu hoje (terça-feira) o Pro-Am da 2ª Taça Ibérica, o torneio de 20 mil euros em prémios monetários que coloca em confronto, de amanhã (quarta-feira) a sexta-feira, os representantes das PGA’s de Portugal e Espanha.
A primeira edição da prova realizou-se no ano passado no Talayela Golf, em Cáceres, um campo simbolicamente, desenhado pelo saudoso campeoníssimo Seve Ballesteros.
Tiago Cruz provocou então uma enorme surpresa e foi o primeiro campeão da prova, com 14 pancadas abaixo do Par, enquanto, na classificação por equipas, a PGA de Espanha triunfou com 8 pancadas abaixo do Par.
Este ano a competição viajou pela primeira vez a Portugal e, também simbolicamente, foi escolhido o Guardian Bom Sucesso Golf, em Óbidos, o campo que patrocina o n.º1 português e a n.º1 portuguesa, respetivamente Ricardo Melo Gouveia e Susana Mendes Ribeiro.
O Pro-Am de hoje não passou de um aperitivo e de uma oportunidade única de jogadores amadores confraternizarem com alguns dos melhores profissionais ibéricos.
Venceu a equipa do bicampeão nacional de profissionais, Tiago Cruz, associado aos amadores Hugo Pereira, Lourenço Mestre e Pedro Soeiro, com 87 pontos stableford net fourball.
Foi exatamente a pontuação da equipa 2ª classificada, do vice-campeão nacional, João Carlota, que emparceirou com os amadores Orlando Henrique, Artur Oliveira e Rodrigo Fernandes. O sistema de desempate foram os melhores últimos 9 buracos.
O conjunto 3º classificado, com 80 pontos, foi liderado por António Sobrinho, ao lado de António Rodrigues, Claude Jacquin e Kim Jongsoo.
Na cerimónia de entrega de prémios, a PGA de Espanha esteve representada pelo seu presidente, David Pastor, a PGA de Portugal também disse presente ao mais alto nível com o seu presidente, José Correia.
O Guardian Bom Sucesso Golf foi o perfeito anfitrião na pessoa do seu diretor-executivo, Pedro Portugal.
Na sexta-feira, na cerimónia de entrega de prémios do torneio de profissionais, aguardam-se as presenças do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Silva Marques, e o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado.
O torneio inicia-se amanhã às 8h30, só com saídas do tee do buraco 1, arrancando o último grupo às 9h50.
Desta forma, a PGA de Portugal permite a todos quantos desejarem, a possibilidade de irem a Óbidos ver competição profissional de elevado nível, ficando ainda com tempo disponível de regressarem às suas casas bem antes do início do Portugal-País de Gales do Euro-2016 de futebol.