O extremo internacional francês Franck Ribéry criticou novamente Pep Guardiola, seu ex-treinador no Bayern de Munique, que está em digressão nos Estados Unidos, considerando que o espanhol fala demasiado e tem falta de experiência.
“Ele ainda é um jovem treinador [45 anos]. Não tem experiência. Às vezes, fala demais, quando o futebol é muito fácil” disse o francês, agora orientado pelo italiano Carlo Ancelotti.
Guardiola, atual treinador dos ingleses do Manchester City, depois de três épocas no Bayern de Munique, nas quais conquistou sete troféus (entre eles o tricampeonato e o Mundial de clubes), vinha de quatro épocas no Barcelona, nas quais conquistou 14 títulos, incluindo duas Ligas dos Campeões.
Segundo Ribéry, 33 anos, Ancelotti (57 anos) é um treinador experiente, “totalmente diferente” de Guardiola “que não tem uma longa carreira como treinador”. Agora, afiança, sente-se novamente “motivado e liberto” em campo.
“Não preciso de um treinador para me dizer o que tenho de fazer em campo quando tenho a bola”, ironizou o atleta, que teve vários momentos mais tensos na relação com Guardiola.
O francês garante que Ancelotti deu ao Bayern “um pouco do que lhe estava a faltar”.
Ancelotti devolveu a gentileza dizendo que Ribéry foi “um dos melhores” jogadores em campo na derrota frente ao Milan, decidida no desempate por grandes penalidades (5-3), após 3-3 no desafio de Chicago, com dois tentos do francês, um deles de penalti aos 90.
Ribéry criticou ainda Guardiola por não ter feito alinhar de início o internacional Thomas Mueller na derrota 1-0 com o Atlético de Madrid, na primeira mão da meia-final da Liga dos Campeões, que ditou o afastamento dos bávaros.
Guardiola já respondeu e deu razão ao francês. "Ele está certo eu ainda sou jovem, mas estou a aprender muito."