Têm 18 e 21 anos e talvez por isso não os imaginássemos à frente de um negócio de troca de livros escolares. Mas João Parreira desmistifica: “É precisamente o facto de ser uma realidade ainda tão recente enquanto utilizadores que nos fez avançar”. Juntos criaram a Book in Loop, uma plataforma online que serve de intermediário para a compra e venda de manuais escolares usados do 5.º ao 12.º ano.
Apesar de estarem cientes de que este é cada vez mais um negócio que se faz online, sentiram que havia uma lacuna no que se refere à qualidade. “Trocas e vendas de livros no Facebook ou no OLX acarretam sempre um risco por não haver um controlo de qualidade”, acrescenta João, em declarações ao i.
Aproveitando esta falha no esquema de troca, venda e doação de manuais, a dupla natural de Coimbra compra os livros a quem já não precisa e faz uma revenda, garantindo assim que todos os livros passam por uma vistoria para perceber, nomeadamente, qual o ISBN, um código único internacional que identifica o livro pelo título, autor, país de origem e editor. Depois deste controlo, os livros são vendidos por 40% do preço de venda ao público, sendo que quem vende recebe 20% e os restantes 20% vão para a Book in Loop.
Para João, há ainda uma questão de comodidade subjacente, isto porque além de numa só encomenda poder despachar todos os livros que tem para vender ou comprar, existem pontos de recolha espalhados pelo país, graças a uma parceria com a Repsol e Alves Bandeira. Mesmo assim, por mais seis euros, os livros são entregues em casa.
Este é o primeiro ano de atividade, mas a dupla de empreendedores já tem números dignos de registo: mais de mil famílias inscritas no site e dez mil manuais em circulação.