Francisco Matos Coelho provou que valeu a pena faltar ao Oceânico World Kids, o mais importante torneio juvenil português, onde seria sempre um dos favoritos à vitória no escalão de sub-14, para se deslocar aos Estados Unidos.
O campeão nacional de sub-14 competiu na 11ª edição do Teen World Championship do circuito U.S. Kids Golf e regressou a Portugal com um bom top-10, mais concretamente com o 9º lugar entre os 33 jogadores que disputaram o escalão de sub-13.
“Kiko” – como começa a ser conhecido também lá fora – totalizou 186 pancadas, 6 acima do Par do campo nº8 de Pinehurst, na Carolina do Norte, desenhado pelo conceituado Tom Fazio e inaugurado em 1996 para comemorar os 100 anos deste fabuloso complexo de nove campos de golfe.
A primeira volta em 77 pancadas, 5 acima do Par, impediu-o logo de ir ainda mais longe, mas nos dias seguintes melhorou de produção como se pode ver pelos resultados de 73 (+1) e 36 (Par), tendo-se jogado apenas nove buracos no último dia. Em 45 buracos, o lisboeta do Clube de Golfe de Vilamoura fez 12 birdies.
O 9º lugar no Mundial segue-se ao 3º lugar que tinha conseguido em junho no 9º Campeonato da Europa, na Escócia.
O vencedor foi o norte-americano Mateo Fuenmayor, com 178 (72+72+34), -2, o único a ficar abaixo do Par neste escalão etário.
O 2016 U.S. Kids Golf Teen World Championship acolheu mais de 600 participantes de mais de quatro dezenas de países.
Terminada a competição, houve lugar à 8ª edição da Teen Van Horn Cup e Francisco Matos Coelho teve a honra de ser chamado para a seleção Internacional que defrontou a sua congénere norte-americana no campo nº2 de Pinehurst.
Os Estados Unidos venceram por 5,5-3,5, mas “Kiko” esteve à altura. Logo no primeiro ‘match’, o português emparceirou com o indonésio Kentaro Nanayama e empataram com Jacob Sosa e Gordon Sargent, com 74 pancadas (+2) para cada equipa.