As temperaturas podem chegar aos 42º entre hoje e a próxima terça-feira. Por isso, a Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou um conjunto de recomendações dirigido em especial aos grupos mais vulneráveis, como crianças, pessoas idosas e doentes crónicos.
Os conselhos passam por pedir às pessoas para beberem muita água para se manterem hidratadas, mesmo que não tenham sede, para evitarem a exposição solar e a prática de exercício físico nas horas de maior calor (entre as 11h e as 17h), assim como as mudanças bruscas de temperatura.
A DGS apela ainda para, sempre que estiverem ao ar livre, usarem protetor solar com índice de proteção igual ou superior a 30 e, se possível, permanecerem duas a três horas por dia num ambiente fresco ou com ar condicionado. Se estiverem em casa devem correr as persianas ou as portadas nas horas de maior calor.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu também um comunicado válido até à próxima terça-feira com previsões que apontam para tempo quente e seco no território do continente.
De acordo com o IPMA, o território continental vai estar exposto a “ um fluxo de ar quente e seco, associado a uma corrente do quadrante leste, a partir desta sexta-feira, e pelo menos até ao dia 9”.
Por isso, prossegue, “prevê-se uma subida significativa de temperatura, em especial da máxima, atingindo valores entre 32 e 42°C na generalidade do território, com exceção das serras mais altas onde os valores serão inferiores a 30°C”.
“A temperatura mínima deverá registar valores entre 20 e 25°C na generalidade do território. O vento será em geral fraco, soprando temporariamente de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde e de sueste na costa sul do Algarve. Este episódio de tempo quente terá início nas regiões do interior, afetando as regiões do litoral a partir de sábado”, conclui.