O Campeonato Internacional da Escócia para Sub-14, que inclui também os sub-12, contou com representantes de 16 países mas os dois jogadores portugueses atuaram ao serviço do Clube de Golfe de Vilamoura e não integrados nas seleções nacionais da FPG.
Sob condições extremamente ventosas, como é apanágio na Escócia, os portugueses somaram as mesmas 155 pancadas, 13 acima do Par, mas Miguel Krowicki ficou com o 34º lugar, com voltas de 80 e 75, enquanto a Francisco Matos Coelho foi-lhe atribuído o 35º posto, ao entregar cartões de 79 e 76.
Venceu o francês Jean Beckirian, que derrotou no play-off o inglês Dominic Clemons, depois de terem empatado aos 36 buracos com 143 (+1), apresentando ambos voltas de 75 e 68.
Note-se que os dois portugueses vinham de bons resultados internacionais recentes. Miguel Krowicki foi vice-campeão de sub-12 no Oceânico World Kids Championship, no Algarve, enquanto Francisco Matos Coelho fora 9º classificado no escalão de sub-13 do Teen World Championship do circuito U.S. Kids, nos Estados Unidos.
O Loretto School Scottish Boys & Girls U14 Open Championship nasceu em 2001 e desde 2004 que é patrocinado pela Loretto School Golf Academy, sendo organizado pela Scottish Golf.
Na jornada de ontem, os dois jovens portugueses receberam a visita do treinador da equipa técnica das seleções nacionais, David Moura, bem como dos jogadores de sub-16, Pedro Lencart e Carlos Laranja que estão a competir nas redondezas, desde hoje, no British Boys (The Boys Amateur Championship), nos percursos de Muirfield e The Renaissance.
Trata-se de um ‘Major’ no escalão de sub-18 e hoje Pedro Lencart terminou no grupo dos 121º classificados com 77 pancadas, 6 acima do Par do The Renaissance Club, enquanto Carlos Laranja ficou em 176 empatado com 79 (+8) em Muirfield.
Esta primeira fase da prova em stroke play é liderada pelo indiano John Rayhan Thomas com 65 (-6) no The Renaissance Club. Competem 252 dos melhores jogadores do Mundo de sub-18.