O primeiro semestre de 2016 foi aquele que registou o menor número de incêndios florestais e em mato nos últimos cinco anos na Madeira, indicam dados do serviço de proteção civil regional da Madeira. Entre janeiro e junho deste ano registaram-se na região autónoma apenas seis fogos florestais e 140 em mato.
Aliás, nos meses de janeiro, abril e maio o serviço de proteção civil regional não tem registo de qualquer incêndio florestal.
O pior semestre dos últimos cinco anos aconteceu em 2012, quando se registaram 92 incêndios florestais e 1270 incêndios em matos, entre janeiro e junho.
A acalmia dos primeiros meses do ano contrasta com o pânico e terror causado por um incêndio florestal de grandes proporções que atingiu nas últimas 24 horas a zona da cidade do Funchal, provocando, pelo menos, a morte a quatro pessoas, um desaparecido, dois feridos graves e 147 ligeiros, de acordo com o último balanço das autoridades regionais.
As chamas destruíram, pelo menos, 37 habitações e um hotel de cinco estrelas, originaram cerca de 1000 desalojados, levando ainda à evacuação de centenas de pessoas, levando o caos à capital da região autónoma.