As algas não o permitiram descolar-se mais depressa na água, afirma o canoísta português. A final dos k1 1000 metros terminou para Fernando Pimenta com o 5º lugar.
No final a desilusão estava estampada no rosto de Fernando Pimenta, que não conseguiu esconder, tendo acabado em lágrimas perante os jornalistas presentes.
De acordo com O Jogo, Fernando Pimenta garante “não fui eu que falhei, nem foram as pessoas que trabalharam comigo. Foram fatores externos a ditar este resultado, coisas que não posso controlar. O que podia controlar, controlei bem.”
E confessa: “Sacrifiquei quatro anos da minha vida, a minha família sofreu e cheguei aqui como o melhor Fernando Pimenta de sempre”.
O canoísta português liderou grande parte da prova, mas no final acabou por ser ultrapassado. Fernando Pimenta tem uma justificação para o facto que não o permitiu acabar em melhor posição “por volta dos 400 metros apanhei algas com a parte da frente da embarcação. Pode ver-se na televisão. São esses fatores que não posso controlar. Saiu-me a fava a mim”.
O atleta luso tem ainda pela frente a prova de equipas, onde faz dupla com Emanuel Pimenta.