Portugal está, cada vez mais, a dar cartas no turismo. Entre os países europeus, é em terras lusitanas que está o melhor destino de praia, a melhor ilha, o melhor destino de cruzeiro ou o resort mais romântico.
Quem o diz são os prémios do World Travel Awards, considerados como os Óscares mundiais do Turismo, que realizaram este ano a sua 22ª edição.
Entre as 93 categorias a concurso, Portugal ganhou 24 prémios a nível internacional a que se somam outras 13 distinções atribuídas a hotéis portugueses. É o maior número de prémios alguma vez conseguido, desde que a iniciativa foi criada em 1993. Em 2015 Portugal arrecadou 14 distinções que são atribuídas todos os anos.
Um reconhecimento internacional que o Turismo de Portugal diz ser a prova “do dinamismo, da qualidade e da consistência da atividade turística”.
Pela primeira vez os Passadiços do Paiva foram considerados como projeto mais inovador da Europa. Inaugurado em junho de 2015, o percurso pedonal – que se estende por oito quilómetros ao longo do Rio Paiva e já foi parcialmente destruído por incêndios – foram visitados por 145 mil pessoas em apenas cinco meses, segundo a RTP. A atração turística implicou uma adaptação dos restaurantes e dos alojamentos locais.
Também as regiões do país mereceram destaque este ano com o Algarve a ser eleito, pela quarta vez, o melhor destino europeu de praia. A Madeira foi considerada a melhor ilha, e Lisboa volta a ser o melhor destino de cruzeiros e com o melhor porto. Para a APL – Administração do Porto de Lisboa, este é um “reconhecimento da qualidade do produto turístico oferecido” assim como da estreita “relação de colaboração e de complementaridade entre a cidade e o seu porto”, lê-se em nota enviada às redações.
Também pelo terceiro ano consecutivo o Turismo de Portugal foi eleito como melhor organismo oficial de turismo europeu.
A TAP foi, igualmente, distinguida como a melhor companhia aérea a voar para África e para a América do Sul bem como a melhor revista de bordo.
Entre os prémios para hotéis estão o melhor hotel design atribuido ao Altis Belém Hotel & Spa, o melhor resort para famílias para o Pine Cliffs Resort, o melhor hotel para negócios que foi atribuído ao Myriad by SANA Hotels, por exemplo. O melhor resort romântico foi para o Monte Santo Resort, em Lagoa.
Para a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, este “esmagador” número de prémios revela que a posição de Portugal enquanto destino turístico está a “consolidar-se de forma sustentada ao longo dos últimos dez anos” sendo um setor que a governante sublinha que ter um crescimento de “mais de 10%”.
O grande prémio dos World Travel Awards foi para a Rússia com a cidade de São Petersburgo eleita, pelo segundo ano consecutivo, como o melhor destino europeu.
A lista de candidatos deste ano incluía centenas de candidatos que foram distribuídos por diferentes categorias. A escolha dos premiados resultou da votação online que decorreu entre 7 de março e 17 de julho, envolvendo público em geral e profissionais do setor.
Premiados
Alguns dos prémios atribuídos a nível europeu
Melhor companhia aérea a voar para África e para áfrica do sul
TAPPortugal
Melhor resort all inclusive
Pestana Porto Santo All Inclusive & Spa Beach Resort
Melhor destino de praia
Algarve
Melhor resort de praia
Hotel Quinta do Lago
Melhor porto e Destino de Cruzeiros
Lisboa
Melhor Hotel Design
Altis Belém Hotel & Spa
Melhor Resort para Famílias
Pine Cliffs Resort, a Luxury Collection Resort
Melhor Hotel para negócios
Myriad by SANA Hotels
Melhor destino insular
Madeira
Melhor hotel icónico
Bairro Alto Hotel
Melhor entidade de turismo
Turismo de Portugal
Melhor Resort Romântico
Monte Santo Resort
Melhor companhia de cruzeiros
DouroAzul
Melhor Projeto de Desenvolvimento de Turismo
Passadiços do Paiva
Melhor Boutique Hotel
Vila Joya
Melhor Boutique Resort
Choupana Hills Resort & Spa
Melhor Novo Resort
Pine Cliffs Ocean Suites, a Luxury Collection Resort