Mourinho-Guardiola: o primeiro duelo em Manchester

Há 20 anos abraçavam-se no Barcelona. Mourinho fazia parte da equipa técnica e Guardiola era dono e senhor do meio campo catalão

E tudo a competição levou. Digna de uma novela ou de um filme romântico (qb) a relação entre os dois comandantes conta com mais de dez anos de história até chegar a Manchester. O primeiro (grande) dérbi que coloca José Mourinho e Pep Guardiola lado a lado – tendo em conta a disposição dos treinadores em campo – chega depois de vários episódios vividos noutras cidades.

Mas comecemos pelo princípio.  José Mourinho – na época de 1996/1997 – aterra no país vizinho como adjunto de Bobby Robson, no Barcelona. Guardiola ainda está em campo, a levantar títulos pelo emblema catalão, o que proporciona o primeiro encontro entre os dois. Conversas, abraços, técnicas e táticas… Como é bom ter um amigo por perto, não foi? Mourinho, quatro anos mais tarde, voltava para Portugal para assumir os comandos do Benfica, União de Leiria e FC Porto até ao reencontro.

Mourinho depois de abandonar o FC Porto tornou-se o Special One do Chelsea e enquanto esteve em Inglaterra, na primeira passagem por terras de Sua Majestade, nunca se cruzou com o seu antigo jogador, feito, entretanto, treinador. Uns anos volvidos, dá-se o primeiro frente-a-frente. Setembro de 2009. O treinador português está aos comandos do Inter de Milão e Pep comanda o seu eterno Barcelona. Primeiro confronto e último abraço (sincero) entre os dois irmãos (afastados). Primeiro jogo, um empate, sendo Mourinho despachado em Barcelona com uma derrota por 2-0. No ano seguinte a história foi outra e Mourinho ganhou a Liga dos Campeões com o Inter derrotando o Barcelona nas meias-finais.

Oh não, tu outra vez?! 

Terceira parte de um só enredo que vai contando cada vez com mais drama, emoção e rivalidade. Mourinho chega ao Real Madrid, depois de abandonar o campeonato italiano. A rivalidade é tanta que todas as semanas as suas performances são comparadas. Guardiola comanda uma das melhores equipas de todos os tempos e os clássicos são vividos como se fossem a última partida da vida. Pep chega a infligir uma goleada de 5-0 a Mourinho, mas o técnico português têm a consolação de conseguir ganhar uma campeonato espanhol. Zangado com os madrilistas, o treinador português regressa ao seu Chelsea.

E é ao comando do Chelsea que Mourinho encontra pela última vez Guardiola – que comandava o Bayern – antes de o jogo de hoje. Os dois técnicos mais bem pagos do mundo disputaram a Supertaça Europeia em 2013, num jogo que Guardiola só venceu nas grandes penalidades depois de um empate no tempo regular (2-2). 

Chegamos a Manchester. Esta cidade não vai voltar a ser a mesma depois do dia de hoje. José Mourinho e Pep Guardiola são as caras principais (mais uma vez) de um duelo que conta com mais de 134 anos de história e 171 confrontos. Manchester United versus Manchester City.  17.º confronto entre os treinadores mais icónicos da atualidade. Mourinho quer vencer pelos red devils, mas também deverá querer melhorar a sua estatística pessoal em relação ao treinador espanhol. Mourinho venceu apenas três vezes diante de Guardiola. O treinador espanhol já festejou por sete vezes. Seis encontros foram de encontro… a um empate.

Old Trafford vai estar ao rubro, estrelas dentro e fora de campo. Apesar de os momentos de tensão entre José Mourinho e Pep Guardiola serem muitos, o The Sun avançou que o treinador português vai manter a tradição britânica e convidar o técnico espanhol para beber um copo de vinho depois do dérbi. Quem não era fã deste ritual foi Loius Van Gaal que preferiu transformar a sala destinada ao efeito num escritório de análise de jogo. Com a entrada de José Mourinho nos red devils a divisão foi novamente remodelada e ao que parece a tempo de Guardiola poder desfrutar. Fim da ‘guerra’ à vista? Quem também tem vontade de enterrar o machado de guerra é Pep que já adiantou: «Se Mourinho me convidar para um copo de vinho é claro que eu aceito».