Cerca de 55% das casas à venda localizadas na área metropolitana de Lisboa foram negociadas em menos de seis meses. Esta é uma das conclusões do barómetro da Confidencial Imobiliário que publicou os dados referentes às transações realizadas no setor entre o segundo trimestre de 2015 e o primeiro de 2016.
No total, durante o período estudado, e de acordo com os registos das empresas inseridas no Sistema de Informação Residencial (SIR), foram vendidas 6 mil e 746 casas. Desse número, 20% foram vendidas em menos de três meses e 35% entre três e seis meses.
Estes números “traduzem um sinal da crescente procura de habitação”. No entanto avisa que “esta pressão resulta da cada vez mais evidente carência de oferta compatível com uma procura potencial por parte dos compradores domésticos”, revela o diretor da Confidencial Imobiliário, Ricardo Guimarães.
A grande maioria das vendas (40%), segundo os números do SIR, realizaram-se no concelho de Lisboa, à frente de Sintra, Cascais e Oeiras que registaram entre 8 e 9% das transações. Na capital, as vendas ascenderam a preços médios entre os 1750 euros e os três mil euros por metro quadrado .