O presidente da Federação Alemã, Reinhard Grindel, confirmou que Franz Beckenbauer recebeu 5,5 milhões de euros de uma empresa que patrocinou o Mundial'2006: Oddset.
A verba nunca foi declarada às autoridades e Grindel afirma agora que não tinha conhecimento de tal facto na altura. "Sabíamos que Franz Beckenbauer trabalhou com a Oddset no âmbito do Mundial, mas não tínhamos conhecimento que retirou a soma de 5,5 milhões de euros do orçamento da organização do Mundial de 2006", refere o dirigente em comunicado emitido esta quarta-feira. Na mesma missiva, Grindel acrescenta ainda que Beckenbauer recebia de facto uma remuneração quando estava à frente do comité organizador, contrariando o que a antiga lenda do futebol alemão sempre defendeu.
O Mundial'2006, recorde-se, está sob investigação por suspeitas de corrupção, na sequência do pagamento de 6,7 milhões de euros, em circunstâncias não esclarecidas, feito pelo antigo presidente da Adidas, Louis Dreyfus, à FIFA. As autoridades suíças estão ainda a investigar os ex-presidentes da federação alemã Wolfgang Niersbach e Theo Zwanziger por presumível lavagem de dinheiro e peculato, entre outras. E também o tribunal de Frankfurt tem aberto um caso contra os antigos dirigentes e o antigo secretário-geral, Horst Schmidt, por suposta evasão fiscal.