Um estudo realizado por um grupo de investigadores da Universidade Carlos III de Madrid que revela que a maioria das pessoas ‘encaixa’ num dos quatro tipos de personalidade.
A investigação, citada pela revista Science Advances, mostra que existem quatro tipos de personalidade: os otimistas, os pessimistas, os invejosos e as pessoas de confiança. O estudo revela que a maior parte das pessoas está na penúltima categoria.
Dos 541 voluntários estudados, 30% (o grupo maior) eram definidos como invejosos – era indiferente aquilo que conseguiam alcançar, só queriam ser melhores do que os outros.
Para caracterizar os diferentes tipos de personalidades, os cientistas usavam a seguinte metáfora: duas pessoas podem tentar caçar um veado juntas, mas sozinhas só conseguem caçar coelhos.
Ora, os invejosos preferem caçar coelhos, para (pelo menos) estarem em pé de igualdade com o outro caçador; Já os otimistas preferem o veado, pois representa a melhor opção para ambas as partes; Os pessimistas escolhem os coelhos, pois é mais provável conseguir atingir um alvo mais pequeno e frágil; Por último, as pessoas de confiança escolhem o veado e ficam felizes por colaborar na caça.