Mourinho. Prova dos 9 contra Einsteins

Man. United recebe o campeão Leicester após mais uma guerra de palavras iniciada pelo Special One.

Com o mau olhado já atrás das costas, depois da vitória na quarta-feira para a Taça da Liga sobre o modesto Northampton, o Manchester United de José Mourinho tem este fim de semana uma oportunidade para voltar a marcar uma posição na Premier League. Não pode é marcar passo, sob pena de deixar fugir de forma quase irremediável o rival City, do arqui-inimigo Pep Guardiola: neste momento, os red devils somam nove pontos, contra os 15 dos citizens, que se deslocam ao terreno do Swansea. Já o United recebe o campeão Leicester, equipa que até já derrotou esta época, na Supertaça (2-1).

Ao seu estilo, porém, Mourinho não fez uma grande festa após ver a sua equipa pôr fim a uma estranha sequência de derrotas. Pelo contrário, atirou-se aos críticos com palavras que, obviamente, fizeram as manchetes na Imprensa inglesa. “O futebol de hoje está cheio de Einsteins que tentam apagar a minha carreira de 16 anos e apagar a inacreditável história do Manchester United. Tivemos uma má semana, só isso”, disparou o Special One.

Um dos grandes motivos de críticas tem sido a insistência de Mourinho em manter Rooney no onze. As exibições do capitão dos red devils têm sido muito longe do aceitável, quer num papel mais recuado, quer como avançado principal, e é neste tema que recaem agora todas as conversas e debates referentes ao encontro com o Leicester. O tira-teimas é este sábado.

No País de Gales, onde o City acabou de vencer para a Taça da Liga, Pep Guardiola já deverá contar com a presença de Sergio Aguero, findo o castigo de três jogos que o avançado argentino teve de cumprir. O técnico espanhol, todavia, não teve muito com que se preocupar durante a ausência de Kun, pois os citizens marcaram seis golos em dois jogos…

O outro jogo grande da ronda irá opor o Arsenal ao Chelsea, na semana em que se completaram 20 anos da chegada de Arsène Wenger ao comando técnico dos gunners. Os blues, que na jornada passada se viram surpreendidos em pleno Stamford Bridge pelo Liverpool de Jurgen Klopp, já deram sinais de recuperação clara durante a semana, na Taça da Liga: a perder por 2-0 em casa do Leicester, conseguiram empatar e acabaram por vencer por 4-2 após prolongamento.

Grandes de volta? Em Espanha, depois de uma jornada atípica, onde Real Madrid e Barcelona não venceram, espera-se um regresso à normalidade, embora as missões de ambos não se afigurem fáceis. Os merengues, já com Cristiano Ronaldo, deslocam-se ao terreno do Las Palmas, a equipa sensação do campeonato, enquanto os blaugrana vão a Gijón defrontar o Sporting local. Sevilha, a fazer um grande início de prova – segundo, a dois pontos do Real –, tem também uma saída muito complicada, em Bilbau.

Jardim ferido Na Ligue 1, o surpreendente Nice, de Ricardo Pereira e Balotelli, tem de mostrar em Nancy que pode continuar a fazer mossa. Já o Mónaco de Leonardo Jardim, após o atropelo que sofreu na Côte d’Azur, tem uma receção ao Angers para lamber as feridas e voltar ao trilho do sucesso.