A Harper’s Bazzar falou com o psicólogo William Braun e pediu-lhe para fazer uma lista com os sonhos mais comuns e os respectivos significados. Aqui estão alguns:
Sonho: Está num penhasco e, de repente, cai para o meio do nada.
Interpretação: “Sonhos que implicam uma queda podem ser associados à sensação de estar a perder o controlo de algo ou de esgotamento. Também podem estar relacionados com a sensação de falta de apoio ou insegurança”, explica Braum. O psicólogo explica que, consoante os detalhes do sonho, podem ser feitas várias interpretações, mas todas giram à volta dos conceitos referidos acima.
Sonho: Está nu à frente de várias pessoas.
Interpretação: “Estes sonhos são muitas vezes acompanhados por sentimentos de vergonha ou embaraço (…) Também podem estar relacionados com a sensação de vulnerabilidade e de excesso de exposição”, explica Braun. Mas se está nu no meio de muitas pessoas e não sente qualquer vergonha, o significado pode ser exactamente o oposto: “Se calhar quer ser visto, reconhecido, admirado”, diz o psicólogo.
Sonho: Os seus dentes começam a cair todos de uma vez.
Interpretação: Esta pode ser uma forma de a ansiedade se manifestar. Também pode estar associado a tempos de mudança e de transição (caso os esteja a viver), diz Braun.
Sonho: Está a ser perseguido.
Interpretação: Tudo depende de quem o está a perseguir. “Muitas vezes as pessoas sonham que estão a ser perseguidas por monstros. Estes podem ser manifestações de indiscrições, um vício ou uma dívida”, explica Braun. Mas se está a ser perseguido por alguém que conhece, as coisas podem ser diferentes: “O foco não é a pessoa em si. Não se esqueça que esta pode estar a substituir outra pessoa ou até aspectos de si mesmo”, acrescenta.
Sonho: Ocupa uma posição com muito poder (director de uma empresa, presidente, rei, etc).
Interpretação: “Sonha com uma posição destas pode parecer algo grandioso. No entanto, podemos dizer que a maioria das pessoas que sonham com lugares de grande poder não o possuem na vida real. (…) O que aparenta ser grandioso é na verdade uma forma de se compensar ou de disfarçar a falta de poder que sente”, explica o psicólogo.
Para ler o artigo original (em inglês), clique aqui.