De amanhã a Sábado, vale a pena uma deslocação a Ribagolfe para ver em ação 99 jogadores de nível internacional a tentarem aceder à primeira divisão do golfe profissional europeu. O campo foi especialmente preparado para receber um evento desta categoria.
Os seis portugueses em Ribagolfe, todos profissionais, são Tiago Cruz, João Carlota, Gonçalo Pinto, Tiago Rodrigues, João Ramos e Miguel Gaspar, todos vindos do Solverde Campeonato Nacional PGA, que terminou na sexta-feira, no Oporto Golf Club, em Espinho.
O vice-campeão nacional, Tiago Cruz terá de ser considerado um dos favoritos, uma vez que venceu este mesmo torneio da Escola de Qualificação em 2010.
O primeiro objetivo dos seis portugueses será passar o cut dos 54 buracos, cujo limite ainda não foi divulgado. Sabe-se apenas que irão passar os que estiverem a 7 pancadas do limite máximo de apurados para a Segunda Fase.
Ora essa informação, de quantos jogadores irá o torneio de Ribagolfe apurar para a Segunda Fase ainda não foi divulgada pelo European Tour. Só irá ser decidido durante a semana.
O único português que optou por não jogar em casa foi Pedro Figueiredo, o campeão nacional de 2013, que começa amanhã a sua campanha no Golf d’Hardelot, em França.
A Segunda Fase da Escola de Qualificação do European Tour será composta por quatro torneios de 4 a 7 de novembro, enquanto a Final realizar-se-á de 12 a 17 de novembro no PGA Catalunya Resort, em Girona, em Espanha.