Golfe. Susana Ribeiro no top-10 do Açores Ladies Open

A bicampeã nacional de profissionais obteve a melhor classificação de sempre de uma portuguesa na prova.

Este domingo houve uma chuva de recordes nacionais e internacionais no Açores Ladies Open e Susana Ribeiro foi responsável por alguns deles, ao terminar o torneio de 30 mil euros em prémios monetários no 10º lugar (a melhor classificação de sempre de uma portuguesa na prova), com o resultado agregado de 5 pancadas acima do Par (o melhor resultado de sempre de uma golfista lusa no evento), um dia depois de ter conseguido a melhor volta portuguesa das seis edições da competição (2 abaixo do Par).

Para ajudar ao sucesso do mais importante torneio feminino português, o único integrado no Ladies European Tour Access Series (LETAS), a segunda divisão europeia, houve também máximos internacionais. Com efeito, as 5 pancadas abaixo do Par da sueca Jenny Haglund foram o melhor resultado de sempre de uma campeã no Açores Ladies Open, e o seu cartão de hoje de 64 (-8) é o melhor resultado de sempre de uma jogadora no Batalha Golf Course, em São Miguel. Este 64 (-8) só não pode ser homologado como recorde do campo «por se ter jogado com regras de inverno», como explicou o diretor de torneio, João Paulo Pinto.

Susana Ribeiro totalizou 221 pancadas, 5 acima do Par, com voltas de 79, 70 e 72, para um prémio de 854,25 euros (o seu 10º lugar foi partilhado com outras três jogadoras), fazendo com que tenha entrado pela primeira vez no top-100 da Ordem de Mérito desta segunda divisão europeia, subindo de 145ª para 90ª.