Estrelas da Motonáutica competem em Baião

A Albufeira da Pala, em Baião, vai ser o palco da prova de encerramento do Campeonato do Mundo de F2 de Motonáutica nos dias 8 e 9 de outubro. 

A competição vai contar com a participação de 20 pilotos de vários pontos do globo, entre eles o tricampeão Mundial de F1, Alex Carella. Outra figura de destaque da modalidade a marcar presença na prova será o team manager Guido Cappellini, que conquistou 10 vezes o título mundial de Motonáutica. Nas águas do rio Douro também vai competir Duarte Benavente, o único português a disputar o campeonato.

A Suécia é o país com mais pilotos em prova, num total de cinco – Pierre Lundin, Johan Osterberg, Oskar Samuelsson, Erik Edin e Bimba Sjoholm -, seguindo-se a o Reino Unido com quatro atletas – Owen Jelf, Matthew Palfreyman, Paul Balfour e Stephen Hoult. Já os Emirados Árabes Unidos terão dois pilotos em competição: Rashid Al Tayer e Rashed Al Qamzy. A mostrar o que valem estarão também na Albufeira da Pala Rupert Temper (Áustria), Mette Bjerknaes (Noruega), Edgaras Riabko (Lituânia), Uvis Slakteris (Letónia), Bela Cserni (Hungria), Fabrice Boullier (França), Konstantin Ustinov (Rússia), Alberto Comparato (Itália) e Duarte Benavente (Portugal).

A pista da prova tem cerca de 1.800 metros de perímetro. A reta mais longa terá 650 metros, contando-se ainda com cinco boias de viragem à esquerda e uma à direita.

Para garantir toda a segurança do evento foram recrutadas 300 pessoas, que fazem parte do staff – entre organizadores, equipas médicas, segurança -, e foi montado um hospital de campanha.

Nos dois dias, esperam-se cerca 20 mil pessoas nas margens do Douro que vão a assistir a um espetáculo inesquecível.

De salientar ainda que desde 2002 – altura em se realizou em Baião a prova europeia de fórmula 2 de motonáutica – que não se disputava no município uma prova internacional da modalidade.

A prova, organizada pelo Clube Náutico de Ribadouro, vai realizar-se sob a chancela da Union Internacionale Motonautique e da Federação Portuguesa de Motonáutica e conta com o apoio da Câmara Municipal de Baião e a Entidade Regional e Turismo do Porto e Norte de Portugal.